Veja a importância da limpeza dos tubos das caldeiras
Você tem uma caldeira em uso na sua indústria? Se a sua resposta for sim, temos uma pergunta a fazer: como está a limpeza dos tubos das caldeiras em sua indústria? Está em dia? Precisa melhorar?
Se você acha que precisa melhorar, é bom que você leia este conteúdo. Isso porque, em processos industriais, as caldeiras são equipamentos que, naturalmente, geram muitas cinzas e fuligens, fato esse que reforça a importância da limpeza dos tubos das caldeiras.
Por isso, é fundamental que alguns cuidados ligados à limpeza dos tubos das caldeiras sejam tomados pelas indústrias, a fim de manter o funcionamento e a segurança desse equipamento sempre em dia. Veja neste conteúdo, quais são os cuidados principais que devemos ter para fazer uma eficiente limpeza dos tubos.
Limpeza das caldeiras: por que fazer de forma periódica?
Em processos industriais, a limpeza de uma caldeira é uma tarefa de grande importância. Esse equipamento funciona sempre sob alta pressão e temperatura, exigindo por isso cuidados com a manutenção visando manter um funcionamento mais eficiente e otimizado do equipamento.
Por esta razão, promover a limpeza de caldeiras representa um procedimento fundamental. Ao fazer isso, será possível remover depósitos excessivos de água que podem elevar processos de corrosão, incrustações minerais, lama ou contaminantes do processo, como cálcio, magnésio, cobre, ferro e sílica.
Além de minimizar possíveis falhas, a limpeza de caldeiras, quando realizada de forma regular, irá revelar a verdadeira condição do metal que compõe a caldeira, possibilitando a restauração da sua eficiência energética.
E a limpeza dos tubos das caldeiras: por que são tão importantes?
Uma das partes mais importantes em caldeiras, essencialmente as flamotubulares, são seus tubos. Nestas caldeiras, os gases decorrentes da combustão são enviados para dentro da caldeira e circulam pelo interior do feixe tubular (tubos) que estão submersos na água a ser vaporizada e transformada em vapor, gerando a energia necessária.
O que ocorre é que incrustações, fuligem e outros resíduos costumam ser uma consequência dessa queima do combustível. Esses resíduos podem começar a se acumular e cobrir a superfície interna da caldeira, reduzindo significativamente o potencial de transferência de calor e consequentemente a eficiência da queima.
A tabela abaixo apresenta qual será o efeito que a espessura da fuligem terá sobre o rendimento e perda térmica em caldeiras. Confira:
Espessura da fuligem | Perda Térmica |
0,78 mm | 9,5% |
1,50 mm | 26,0% |
3,10 mm | 45,3% |
4,60 mm | 69,0% |
Fonte: MBX
Por essa razão, a limpeza dos tubos de caldeiras industriais é um processo que deve ser feito de forma sempre regular, evitando assim a elevação desses problemas.
A recomendação é que a limpeza seja feita pelo menos uma vez por ano e sempre por profissionais capacitados e com os equipamentos certos.
Como fazer a limpeza dos tubos de caldeiras?
Como visto, a limpeza dos tubos das caldeiras flamotubulares é fundamental, impedindo o acúmulo de incrustações, sujeira e detritos no interior dos tubos.
Esse acúmulo pode inclusive alterar as relações ar/combustível, o que ocasionará perda de eficiência da mesma, por isso deve ser evitado.
Porém, a limpeza dos tubos das caldeiras deve ser periódica e realizada da forma correta. Há basicamente duas opções: limpeza manual, com uso de escova de aço e limpeza com uso de sistemas específicos.
Para a limpeza manual, o recomendável é usar uma escova de aço apropriada, mas também há a possibilidade de usar equipamentos específicos, como equipamentos pneumáticos que limpam os tubos de forma mais fácil, rápida e prática, sendo que apenas uma pessoa pode realizar a operação.
MBX 2000 – Solução para a limpeza dos tubos das caldeiras
Como vimos, um dos principais itens responsáveis pelo aumento da eficiência da caldeira e economia de combustível está relacionado ao potencial de limpeza dos tubos das caldeiras.
Pensando nessa necessidade, a MBX Indústria e Manutenção de Máquinas oferece aos seus clientes o MBX 2000, responsável pela limpeza interna de tubos de aço.
Esse produto é uma ferramenta compacta, leve e de fácil manuseio (apenas uma pessoa para manusear), também não requer qualificação profissional, apenas treinamento básico operacional.
O equipamento é completo, incluindo óleo pneumático, mangueira flexível, conjunto registro de ar, EPI’S e acessórios sobressalentes, tudo bem acondicionado em uma maleta para armazenamento.
Entre seus dados técnicos, o MBX 2000 apresenta:
- Acionamento por ar comprimido;
- Trabalha com segurança até 200º C;
- Trabalha por impulsos ao invés de rotação;
- Garante economia de energia;
- Não danifica os tubos de aço;
- Faz a limpeza de tubos cuja dimensão é de 2” a 4” polegadas;
- Grande flexibilidade e agilidade;
- Funciona na vertical e na horizontal;
Por fim, o MBX 2000 apresenta total garantia de fábrica e fabricação 100% nacional, tendo como foco o aumento da produtividade de seus clientes.
Conheça o MBX 2000 agora mesmo e tenha a limpeza dos tubos das caldeiras de sua indústria sempre em dia.