Manutenção de caldeiras: por que realizar periodicamente?

Em muitos processos que ocorrem dentro da indústria, dispor de energia gerada por caldeiras é um fator essencial. Exatamente por isso, priorizar a manutenção de caldeiras é de grande importância.

Caso a indústria não invista em uma manutenção periódica de suas caldeiras, ela pode ter grandes prejuízos. Estes, em casos mais sérios, podem colocar o funcionamento do negócio e até a segurança de operadores em risco.

Dessa forma, reconhecer a importância da manutenção de caldeiras é fator primordial para que maiores prejuízos sejam evitados.

Confira nesse conteúdo porque a sua indústria deve investir na manutenção periódica de suas caldeiras e quais são as dicas para que esse procedimento seja o mais efetivo possível.

Por que promover a manutenção de caldeiras de forma periódica

Garantir uma manutenção de caldeira mais eficiente adquire suma importância dentro de qualquer indústria, devendo fazer parte da lista de prioridades de qualquer gestor de uma indústria ou empresário.

Algumas são as razões que reforçam a importância da manutenção deste equipamento. A primeira destas razões da manutenção é garantir a segurança operacional da indústria.

Caldeiras são equipamentos que trabalham sempre sob alta pressão, consequentemente elas têm diversos dispositivos de segurança que garantem o bom funcionamento do equipamento. Caberá à manutenção e às inspeções preventivas garantir o correto funcionamento destes dispositivos.

Uma manutenção periódica garante também que as caldeiras funcionem de forma contínua. Se isso não ocorrer, a caldeira pode ter paradas inesperadas, consequentemente todo um setor pode parar, comprometendo o dia a dia das atividades e a geração de renda da indústria.

Ainda no âmbito econômico, o investimento em boas caldeiras costuma ser bem alto, assim priorizar a manutenção de caldeiras significa proteger o investimento, garantindo que a caldeira possa operar por toda a vida útil sugerida pelo fabricante.

 

As obrigações previstas em lei

A melhor forma de garantir que os princípios básicos de uma boa manutenção de caldeira sejam adotados é seguir a norma regulamentadora NR13.

Cabe a essa norma regulamentadora, estabelecer todos os requisitos que devem ser atendidos por empresas que usem caldeiras a vapor, além de vasos de pressão e tubulações de interligação destes sistemas.

Na NR13, o fator “manutenção” é o ponto principal que visa garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. A norma destaca que é dever da empresa garantir todas as medidas possíveis responsáveis por eliminar, reduzir ou controlar possíveis riscos graves, ou iminentes.

É também de responsabilidade da empresa apresentar toda a documentação que atesta o devido cumprimento das NRs ao Ministério do Trabalho sempre que solicitado. Nesta documentação também se inserem todos os controles de manutenção já realizados. 

A organização é também obrigada a assegurar que os devidos testes e reparos nas caldeiras sejam realizados com base nas condições plenas de segurança. Isso ajuda a evitar quaisquer danos à integridade física dos profissionais envolvidos. 

Além da manutenção das próprias caldeiras, a NR13 destaca que o monitoramento, as avaliações e eventuais reparos também devem ser feitos em equipamentos auxiliares ao seu funcionamento, como bombas, filtros, motores, geradores, entre outros. 

 

Recomendações para garantir uma boa manutenção de caldeiras

A garantia de uma eficiente manutenção de caldeiras deve ocorrer com o que é exigido pela NR13. E o primeiro passo é elaborar um plano de manutenção com todos os detalhes a serem adotados.

Neste plano, é descrita toda a periodicidade de manutenções, definição de instrumentos a serem adotados e sistemas de controle. Também deve apresentar a atribuição de profissionais com competência legal para executar este tipo de atividade.

Estes profissionais devem também receber treinamentos específicos quanto a aplicação da manutenção prevista na NR13, assim como sempre realizar cursos de reciclagem periódica.

Além disso, os técnicos destinados à manutenção de caldeiras precisam realizar várias tarefas, descritas como obrigatórias na NR13, as quais são:

  • Inspeção dos cruzamentos de solda da fornalha;
  • Exame visual nos espelhos frontal e traseiro da caldeira;
  • Limpeza dos eletrodos tanto da garrafa de nível quanto do corpo da caldeira;
  • Verificação de toda a fiação elétrica;
  • Verificação de todo o sistema de alimentação de água;
  • Verificação da saída de vapor;
  • Calibragem e manutenção dos dispositivos de segurança, como: válvula de segurança, manômetros, pressostatos, controladores de nível, indicadores de temperatura de gases da chaminé;
  • Manutenção no quadro elétrico;
  • Análise do estado de conservação da tubulação de água da caldeira, além da análise do tratamento da água com o profissional competente;
  • Realização de testes nos sistemas de emergência.

Essas atividades devem ser realizadas de forma periódica e devem ser realizadas segundo o disposto no plano de manutenção de caldeiras. Tais fatores vão garantir a integridade do equipamento e dos trabalhadores e o constante funcionamento da indústria.

 

Para saber mais sobre caldeiras e dispositivos associados a elas, continue acompanhando o blog da MBX.

CaldeiraCaldeira mbxCaldeira rio do sulMbxMbx máquinas

Sobre nós

A MBX Indústria e Manutenção de Máquinas é uma empresa especializada na fabricação de produtos para caldeiras. Com fabricação 100% nacional a MBX traz ao mercado a criação e o fornecimento de soluções eficientes e eficazes para a condução de fluídos e manutenção industrial. A MBX tem seu foco no aumento da produtividade de seus clientes através do desenvolvimento de equipamentos eficazes e de fácil uso. Comprometida com a qualidade na prestação do serviço, possui uma equipe altamente capacitada tanto na área de vendas quanto na assistência técnica.

A empresa ainda possui cadastro no BNDES o que facilita aos empresários o acesso as suas soluções. Qualidade, segurança e suporte são características da empresa que tem apostado na criação de produtos para a indústria nacional.