Conheça 7 causas de defeitos em caldeiras industriais
Caldeiras Industriais são equipamentos bastante importantes nos mais variados tipos de indústrias. São elas as responsáveis por gerar e acumular vapor sob alta pressão e temperatura. Porém, dependendo da usabilidade e da falta de manutenção, podem apresentar alguns defeitos.
Estes defeitos vão causar desde a queda da produtividade das caldeiras industriais até a parada total do equipamento. Podem também causar acidentes fatais, resultado do colapso total do equipamento.
Dessa forma, conheça as 7 principais causas de defeito em caldeiras industriais que você precisa ficar sempre atento.
Choque térmico
O primeiro dos defeitos em caldeiras industriais é o choque térmico. Este problema costuma ocorrer em razão da frequente parada e recolocação em marcha da câmara de combustão da caldeira, responsável pelo aquecimento da água. As mesmas expostas ao choque térmico, normalmente são operadas manualmente, on/off.
Para exemplificar esse defeito, vale citar a alimentação da caldeira com água fria, descontínuamente.
Ao fazer isso, as temperaturas dos tubos das caldeiras industriais irão ter uma variação muito constante. Com isso, os tubos da caldeira sofrerão contrações e dilatações com maior constância, originando o choque térmico e reduzindo a segurança no uso do equipamento.
Corrosão em partes da caldeira
Em alguns componentes de caldeiras industriais, a corrosão é um mal natural, independentemente do tipo e usabilidade. O processo corrosivo é representado pela redução da espessura das superfícies da caldeira submetidas a pressões mais elevadas.
Em caldeiras industriais, a corrosão pode ocorrer de diversas formas, tendo na corrosão interna, oxidação generalizada do ferro, corrosão galvânica, corrosão por aeração diferencial e corrosão salina as mais importantes.
A corrosão pode representar um sério problema em caldeiras, principalmente pela possibilidade de formação de fissuras e redução da espessura das paredes da caldeira. Por isso, há a exigência de manter as manutenções das caldeiras sempre em dia.
Defeitos em juntas soldadas das caldeiras industriais
Para a construção, a caldeira passa por processos de soldagem em diversas partes. Assim, para garantir a segurança do equipamento, as soldas precisam ser muito bem realizadas, principalmente nos tubos, espelhos, tubulões, reforços, estais, além de outras partes da caldeira.
Qualquer falha nas juntas soldadas representa elevação dos riscos, pois estas são as regiões que apresentam menor resistência do metal. Por isso, durante o processo de fabricação é obrigatório seguir a Norma ASME IX, relacionado à qualificação de soldadores e operadores de soldagem.
Vazamentos de água e de vapor do interior da caldeira
Em caldeiras industriais, o vazamento de água ou vapor representa um dos principais defeitos. Por isso, é importante que você tenha ciência que várias podem ser as causas de vazamento, tais como:
- Sede das válvulas que foram danificadas ou estão emperradas;
- Junta de tampa ou de flanges mal colocada;
- Tubo da caldeira que está furado ou rachado;
- Superaquecimento seguido de um rápido resfriamento, fazendo com que os tubos se soltem dos espelhos.
Arraste de água dentro do sistema gerador de vapor
Este é mais um dos defeitos que ocorrem em caldeiras industriais. Como o próprio nome diz, o arraste é um fenômeno caracterizado pela passagem de água da caldeira para a linha de vapor, causando diversos inconvenientes indesejáveis.
Dentre estes inconvenientes é possível citar alguns dos mais importantes:
- Formação de depósitos nos superaquecedores, turbinas, válvulas e acessórios da seção pós-caldeira;
- Queda no rendimento de equipamentos que utilizam vapor para aquecimento;
- Formação de golpes de aríete nas linhas.
Defeitos relacionados à mandrilagem
Assim como ocorre com a junta soldada, os defeitos na mandrilagem representam causas de defeitos em caldeiras industriais. Entende-se por mandrilagem a operação de expansão dos tubos juntos aos furos dos espelhos da caldeira.
Por meio dessa operação os tubos ficam ancorados com a estanqueidade devida, ou seja, isento de furos, trincas ou porosidades. No entanto, na ocorrência de corpos estranhos na superfície externa das extremidades dos tubos ou nas paredes essa estanqueidade pode ser comprometida e ocasionar problemas que, em alguns casos, podem se tornar bastante sérios.
Falta de manutenção das caldeiras industriais
Como vimos até aqui, as principais causas de defeitos em caldeiras industriais têm relação direta com a negligência na construção e na manutenção do equipamento, ou seja, a válvula de pressão está com defeito, os níveis de água ficaram baixos e/ou a construção não seguiu as normas.
Para evitar esse tipo de problema, as manutenções constantes de caldeiras industriais são fundamentais. Elas devem ocorrer sempre de acordo com as recomendações do fabricante e das normas regulamentadoras, que permitem maior segurança na operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.
Para saber mais sobre caldeiras industriais e seus dispositivos, te convidamos a continuar acompanhando o blog da MBX.