Caldeira: quais os principais combustíveis utilizados?
Amplamente utilizada em diversos processos, a caldeira é um equipamento destinado à produção de vapor que será utilizado em muitas utilidades dentro do processo industrial. Mas você sabia que para a geração energética em caldeiras industriais, muitos combustíveis podem ser utilizados?
Diante disso, te convidamos a entender mais sobre quais são os principais tipos de combustíveis utilizados em caldeiras. Boa leitura.
Combustíveis mais utilizados por uma caldeira industrial
Existem diversos tipos de combustíveis que podem ser utilizados nas caldeiras. Mas de forma geral, estes combustíveis podem ser divididos em três grandes grupos: combustíveis sólidos, líquidos e gasosos.
Eles se apresentam em diferentes formas comerciais e as eficiências variam conforme a necessidade e o tipo de caldeira adotada.
Combustíveis líquidos
Podem ser minerais ou não minerais. Os minerais são obtidos basicamente pelo processo de refinação do petróleo, tendo como resultado a gasolina, o óleo diesel e o óleo combustível. Já os combustíveis líquidos não minerais são representados pelos álcoois e os óleos vegetais.
Estes combustíveis são ainda amplamente utilizados na caldeira, mesmo com a elevação dos preços, tendo como principais representantes o óleo diesel e o óleo combustível.
Combustíveis gasosos
Os combustíveis gasosos também apresentam grande uso. Em uma caldeira, os mais comuns são o Gás Natural e o Gás GLP (gás liquefeito de petróleo).
O gás natural é um combustível encontrado na natureza, caracterizado por uma mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso.
Já o GLP é produzido a partir de uma mistura de hidrocarbonetos que possui alto poder calorífico, associado a um baixo impacto ambiental e facilidade de queima e armazenamento.
Combustíveis sólidos
Os combustíveis sólidos são amplamente utilizados em caldeiras de uso industrial. Isso ocorre em razão ao grande apelo ambiental, principalmente por serem combustíveis ditos renováveis, além de apresentarem alta disponibilidade.
Dentre os combustíveis sólidos utilizados por uma caldeira, a biomassa vem adquirindo um papel de grande importância. Ela tem diversas formas e características, tais como os derivados de madeira e subprodutos agropecuários, caso do bagaço da cana-de-açúcar.
Vale ressaltar ainda que mesmo sendo o principal representante dos combustíveis sólidos, a biomassa pode se apresentar também na forma líquida. Esse é o caso do biodiesel e do etanol. Já na forma gasosa, a biomassa se apresenta por meio dos efluentes agropecuários provenientes da agroindústria e do meio urbano.
Biomassa: o combustível ideal para a caldeira
Considerada uma fonte de energia renovável, a biomassa é um combustível sólido para o uso em caldeiras, proveniente da matéria orgânica. Ela vem sendo amplamente adotada pela capacidade de emitir uma menor quantidade de gases poluentes na atmosfera, caso do dióxido de enxofre e do dióxido de carbono.
Esse combustível é obtido através de diferentes fontes renováveis, como derivados da indústria agroflorestal e restos de alimentos. Mas na atualidade, a maior fonte de biomassa no Brasil é o bagaço da cana-de-açúcar, resíduo derivado de indústrias sucroalcooleiras.
Além da baixa emissão de carbono, o uso deste tipo de combustível permite que a indústria obtenha muitas outras vantagens, tais como:
- Baixo custo para a aquisição, principalmente quando comparado aos combustíveis fósseis líquidos e gasosos;
- Pegada de carbono neutra, já que a maior parte do carbono produzido durante a queima da biomassa será absorvido no decorrer do desenvolvimento do novo vegetal, sendo por isso considerada uma fonte energética pouco poluente;
- Permite melhor custo x benefício, quando queimada em uma caldeira.
Dicas para escolher o combustível mais adequado para a caldeira
Como vimos, muitas são as opções em combustíveis para abastecer caldeiras e gerar vapor para diversas necessidades. Mas como escolher o combustível mais adequado?
Para realizar essa escolha, alguns pontos devem ser considerados:
- Busque aquele combustível que mais se adequa ao funcionamento da caldeira;
- Identifique qual é o tipo de produção realizado pela indústria;
- Escolha um combustível que permita maior economia e eficiência energética;
- Conheça a disponibilidade de combustível na região, objetivando redução de custos.
Quer saber mais sobre caldeiras? Então confira quais são as principais causas de explosão neste gerador de vapor.