Segurança do trabalho na indústria: conheça algumas dicas de prevenção de acidentes
Conquistar um ambiente de trabalho mais seguro e com menor risco de acidentes é uma necessidade comum a todo tipo de empresa. Dessa forma, a prevenção de acidentes costuma ser a prioridade número um quando pensamos em segurança do trabalho na indústria.
Seja qual for a atividade industrial a prevenção de acidentes deve ser prioridade máxima de gestores. Mas muitos não demandam os cuidados necessários, possibilitando o aumento de acidentes e afastamento de trabalhadores.
Pensando nisso, veja 5 importantes dicas para que todo gestor industrial possa se resguardar e manter a segurança do trabalho na indústria que deve ter como objetivo central a prevenção de acidentes.
Ofereça EPIs e EPCs e aumente a segurança do trabalho na indústria
Praticamente todo tipo de atividades industriais estão associadas a riscos específicos que precisam ser reduzidos o máximo possível. Para isso a correta adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) é ação imprescindível e insubstituível.
Estes equipamentos de proteção são dispositivos utilizados pelo trabalhador (EPI) ou por um grupo (EPC) e objetivam protegê-los de riscos à saúde e segurança enquanto desenvolvem suas atividades profissionais.
Dessa forma, além de ser uma obrigação prevista na legislação, o uso de EPIs e EPCs de qualidade, adequados à carga de trabalho dos colaboradores e bem utilizados possibilitam maior prevenção de acidentes, além de segurança do trabalho na indústria.
Crie uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida como CIPA, é regulamentada pela NR 5, sendo representada por um grupo formado por funcionários, que além de exercerem a função para qual foram contratados, zelam pela saúde e segurança do trabalho na indústria.
Sua função principal é proporcionar condições de trabalho mais seguras e saudáveis para todos os colaboradores diretos e indiretos da empresa, garantindo segurança do trabalho na indústria.
Portanto, se a sua indústria ainda não tem uma CIPA é melhor ponderar essa medida o mais rápido possível, afinal é a prevenção de acidentes dentro que está em jogo.
Invista em treinamentos e capacitações periódicas
Para ficar distante dos diversos riscos pertinentes ao processo industrial, todo colaborador precisa saber, com exatidão, qual é a função para que ele foi designado. Para isso, ter treinamento e capacitação constantes são fundamentais.
A partir dessas ações, é possível garantir que o colaborador estará preparado para executar seu trabalho, além de conhecer os riscos a ele associados, sem oferecer riscos ou prejuízos à equipe e ao empregador.
Também é importante realizar treinamentos com foco específico para segurança do trabalho na indústria. Ao realizar isso, a empresa tem irá compartilhar seu conhecimento sobre os procedimentos adotados para a execução de determinada função durante o dia a dia de trabalho, possibilitando com isso, maior prevenção de acidentes.
A empresa “ensina” de maneira fácil e rápida os procedimentos que devem ser tomados antes, durante e após a execução de um trabalho, principalmente na questão de segurança e prevenção de acidentes.
Prepare um ambiente de trabalho seguro
Além das medidas anteriormente citadas, a prevenção de acidentes nas indústrias só será conseguida em um ambiente de trabalho que seja o mais seguro possível. Assim, investir em um chão de fábrica seguro e limpo é imprescindível para garantir maior segurança do trabalho na indústria. Tais medidas devem incluir:
Chão sempre limpo;
- Presença de extintores e mangueiras de água nos locais e nas quantidades certas;
- Saídas de emergência em locais de fácil acesso;
- Ausência de avarias e problemas estruturais;
- Ventilação e iluminação adequadas;
- Sinalizações de riscos e perigos bastante claras, como faixas delimitadoras e placas de alerta.
- Máquinas e equipamentos devem apresentar instruções de uso claras e acessíveis, como manuais POP (Procedimento Operacional Padrão).
Além disso tudo é fundamental que haja manutenção regular de todos os equipamentos dentro da indústria, inclusive com a realização de checklist, que abordará desde a documentação do equipamento até inspeções de segurança.
Essas e outras medidas devem ser prioridade, de modo a garantir um local saudável e que priorize a segurança do trabalho na indústria.
Comunique incidentes para evitar problemas maiores
Muitas indústrias costumam ter vários incidentes em suas atividades diárias, mas muitas delas não sabem que tais incidentes ocorrem, pois, os colaboradores ignoram esse evento, não o comunicando. Porém, é importante que esses colaboradores saibam que incidentes podem facilmente virar acidentes.
Por isso, tudo que “fugir” da normalidade nas tarefas dentro da indústria deve ser comunicado aos superiores imediatamente. Com essa ação a indústria pode fazer uma melhor prevenção de acidentes futuros, fazendo uma correção imediata do problema no ato do incidente.
Para garantir maior segurança do trabalho na indústria, normalmente, cada empresa possui seu próprio procedimento quanto aos registros de incidentes e ações corretivas, mas, para isso, é importante que cada colaborador comunique esses incidentes assim que ocorrerem.
Gostou desse conteúdo? Confira muito mais em nosso blog!