Fatores que danificam as válvulas de descargas de fundo de caldeiras
Por que instalar válvulas de descargas de fundo de caldeiras?
Em caldeiras, o acúmulo progressivo de incrustações pode provocar tensões térmicas, gerando rachaduras nas paredes da caldeira ou trinca nos rebites. Se esta camada atingir os tubos, as tensões tendem a ser gravíssimas pela consequente retenção do calor, causando a sua destruição.
Por essa razão, válvulas para descarga de fundo tornam-se equipamentos essenciais em caldeiras. Elas têm como função central promover a retirada do lodo e dos resíduos que se formam no fundo de caldeiras e equipamentos semelhantes.
Ao adotar essa válvula, evita-se a formação de incrustações nos componentes, chapas e tubos do equipamento. Sendo assim, há maior eficiência de troca térmica e vida útil do gerador.
Porém, como já citado, há alguns fatores que comprometem, e até mesmo danificam, as válvulas de descarga de fundo de caldeiras, como veremos a seguir.
Fatores que podem danificar as válvulas de descargas de fundo de caldeiras
Como já falamos anteriormente, a extração periódica de lodo e resíduos ocorre através da ação das válvulas de descargas de fundo de caldeiras.
Entretanto, dois problemas, que porventura ocorrem nas caldeiras, podem danificar seriamente o funcionamento e a eficiência da válvula.
O primeiro destes fatores está relacionado ao tratamento de água, mais especificamente a falta ou ineficiência dele.
O segundo fator está relacionado às próprias caldeiras, especificamente quanto aos fragmentos metálicos que podem interromper o bom funcionamento das válvulas de descarga de fundo de caldeiras, danificando-as.
Estas válvulas sofrem bastante com o depósito de fragmentos metálicos e outros tipos de partículas não desejadas, que, porventura, estejam presentes nas tubulações.
Além disso, outros fatores podem danificar a válvula, tais como:
- Restos como sujeiras e detritos como pedras, pedaços de aço, eletrodos que geralmente ficam no interior de uma caldeira depois de uma manutenção ou montagem;
- Manter a alavancar móvel para acionamento manual na válvula quando elas estiverem sendo acionadas automaticamente. Assim, ela irá pesar e poderá danificar a haste e as vedações;
- Desalinhamento e falta de sustentação da rede onde a válvula está instalada. Isto pode retorcer a válvula e danificar reparos e sede.
- Golpes de ariete (causadas por angulações incorretas, ignoradas na instalação do sistema)
Solução: Instalação de válvulas globo com filtro
Como solução para ajudar a resolver estes problemas, a MBX criou um filtro para ser colocado junto à válvula Globo. Esta válvula globo com filtro auxilia à indústria a não ter a válvula de descarga de fundo danificada pelos problemas citados.
Por isso, este dispositivo é amplamente utilizado em caldeiras. Elas têm diversas aplicações, tais como a interrupção de fluxo, isolamento de determinados pontos da linha, saídas de vapor e pontos de escoamento da caldeira.
Mas, além dessas possibilidades, a válvula globo com filtro é responsável por ajudar a fazer a filtragem de resíduos em caldeiras. Também terá dupla função de bloqueio antes das descargas, para eventuais manutenções e impedimento de escoamento da caldeira.
Com esse dispositivo, a limpeza do elemento filtrante torna-se muito mais rápida e eficiente, além de evitar que válvulas de descargas de fundo de caldeiras sofram com travamentos inesperados ou que sejam danificadas.
Você quer evitar o tratamento de sua válvula de descargas de fundo de sua caldeira? Então use a válvula globo com filtro da MBX! Clique aqui e conheça as funcionalidades dessa válvula globo com filtro!