Conheça os dispositivos de controle e segurança para caldeiras
Para garantir máxima segurança durante a operação na indústria, todos os projetos, fabricação e operação de caldeiras devem obedecer às recomendações explicitadas por um conjunto de normas técnicas específicas.
Dessa forma, é imprescindível que o operador deste gerador de vapor tenha conhecimento sobre quais são os dispositivos de controle e segurança para caldeiras, assim como a forma com que estes devem ser operados para garantir a segurança dessa operação.
Dispositivos de controle e segurança para caldeiras: Quais são?
Todo equipamento industrial destinado à geração de calor e que trabalha sempre sob alta pressão precisa ter firmeza quanto ao descontrole de seus processos.
Por isso, o dispositivo exigido para evitar quaisquer problemas no funcionamento da caldeira é a válvula de segurança. Sua função vem ao encontro da necessidade de garantir que os processos fiquem dentro dos parâmetros projetados pelo fabricante.
Porém, a válvula de segurança para caldeira atua como se fosse uma “última proteção”, assim para evitar problemas que alcancem maiores proporções é essencial considerar também outros dispositivos preliminares.
Dessa forma, segundo as diretrizes dispostas na NR-13 constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens obrigatórios de uma caldeira:
- Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado, principalmente um manômetro de vapor;
- Injetor ou outro meio de alimentação de água além do sistema principal;
- Sistema de drenagem rápida de água;
- Sistema de indicação do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.
Importância dos principais dispositivos de controle e segurança de caldeiras
Como vimos, para que a caldeira tenha um funcionamento mais seguro e totalmente controlável, alguns dispositivos são essenciais e obrigatórios segundo a NR-13. Mas você sabe como funcionam e qual é a importância de cada um destes dispositivos?
Ainda não? Então confira!
Válvula de segurança
Válvulas de segurança são dispositivos utilizados com o objetivo de evitar que cargas em excesso tragam sérios problemas, a ponto de comprometer a segurança de operadores e da indústria como um todo.
O funcionamento deste dispositivo em caldeiras é relativamente simples. Toda válvula funciona como um protetor que ajuda a evitar a formação de grandes pressões, assim, cabe à válvula liberar o fluido de dentro da caldeira, reduzindo volumes de pressão em excesso.
Este equipamento atua automaticamente. Ou seja, quando a pressão mais alta obriga a descarregar gás ou vapor, a válvula de segurança dispensa determinada quantidade de fluido por si só, sem qualquer apoio de energia elétrica.
Manômetro
Os manômetros são dispositivos instalados em caldeiras que têm por função realizar a medição da pressão no interior da caldeira, dando auxílio aos operadores e ajudando-os a controlar a segurança operacional das caldeiras.
Esses dispositivos exigem a adoção de inspeção e calibração periódicas, a fim de que todas as funções sejam executadas de formas rápidas e seguras, evitando quaisquer falhas, danos e prejuízos para as partes envolvidas.
Sistema de drenagem rápida
Esse sistema é responsável pela rápida drenagem de água das caldeiras, sendo, por isso, aplicável a caldeiras de recuperação de álcalis. Ele é obrigatório e considerado de emergência, permitindo maior segurança quanto ao uso de caldeiras. Dessa forma, quando exigido, esse sistema de emergência realiza uma rápida drenagem da água, impedindo casos de rápida elevação da pressão e até explosão da caldeira.
Sistema de indicação para controlar o nível de água
Como é possível ver nos dispositivos anteriores, o nível de água presente na caldeira representa um ponto fundamental para o bom funcionamento desse equipamento. Por isso, dispor de um sistema indicativo de controle do nível de água é essencial.
Esse sistema garante que as caldeiras nunca fiquem muito baixos nem muito altos de água..
Se não houver água suficiente no tambor (nível baixo), os tubos de água podem secar e queimar pelo calor do fogo. Por outro lado, o excesso de água no tambor fará com que a água líquida seja transportada junto com o fluxo de vapor, prejudicando o funcionamento das caldeiras.
Nunca descuide da segurança da sua caldeira
É de extrema importância que indústrias utilizem todos os dispositivos de controle e segurança, evitando problemas mais sérios e até uma consequência nada agradável.
Mas é ainda mais importante que o funcionamento destes dispositivos funcione de forma adequada e possam exercer suas funções com eficácia. Assim, tais dispositivos precisam estar devidamente dimensionados, instalados e mantidos em funcionamento constante.
Também é fundamental escolher empresas que ofereçam bons dispositivos de segurança e operação, além de pronto atendimento, que seja adequado às necessidades. Esse é o caso da MBX.
Com fabricação 100% nacional, a MBX oferece ao mercado soluções eficientes e eficazes para a condução de fluidos e manutenção industrial.
Para saber mais sobre caldeiras e válvulas de segurança te convidamos a acompanhar o blog da MBX.