Como fazer a manutenção correta das válvulas industriais
Válvulas industriais têm como objetivo proteger as máquinas, trabalhadores e consumidores/clientes de possíveis danos à integridade física e/ou à infraestrutura, tornando o processo seguro e confiável.
Mas, independentemente da forma e da função, as válvulas industriais exigem manutenção periódica, com o intuito de verificar possíveis danos ou desgastes à linha de produção. Ao cumprir os requisitos de manutenção, as chances de erros no funcionamento diminuem.
Veja a real importância da manutenção periódica destas válvulas e entenda como fazer com que elas estejam sempre funcionando e contribuindo com o bom andamento da indústria.
Entenda porque a manutenção de válvulas industriais é tão importante
A manutenção é fundamental para evitar que possíveis acidentes aconteçam. Assim, garante-se maior segurança às pessoas quanto ao uso dos equipamentos industriais.
Outro ponto é que a manutenção não serve apenas para cuidar das peças em específico. Garantir o bom funcionamento de válvulas significa também preservar a integridade de outras partes do sistema, tais como tubulações, bombas, motores, caldeiras e máquinas.
Além disso, válvulas industriais mal conservadas e sem manutenção não duram tanto quanto deveriam, principalmente por estarem sujeitas a falhas súbitas.
Essas falhas podem resultar em diferentes problemas, tais como lentidão no trabalho, tempo de inatividade, perda de fluido com vazamento e aumento nos custos de reposição.
Etapas da manutenção em válvulas industriais
Em qualquer instalação industrial, a utilização de válvulas industriais é muito comum, sendo possível encontrá-las em formatos e propósitos diferentes, incluindo:
- Válvulas esfera;
- Válvulas gaveta;
- Válvulas globo;
- Válvulas Borboleta;
- Válvulas Retenção;
- Válvulas redutoras de pressão;
- Válvulas agulha;
Mas, independentemente do tipo, há uma rotina de manutenção que pode ser sempre seguida. Em um primeiro momento há a retirada e identificação das válvulas após o processo de inspeção visual.
Já na bancada de manutenção, a válvula será totalmente desmontada, limpa e terá todos os componentes avaliados. Logo em seguida, é feita a troca daqueles que apresentam desgaste ou estão defeituosos, iniciando em seguida os testes de funcionamento.
Primeiramente há a abertura e a vedação. Depois, é realizada a testagem da vedação e a calibragem do equipamento. Há casos onde é feita a pintura das válvulas. Por fim, ela é lacrada e enviada para reinstalação na empresa proprietária.
Dicas para tornar a manutenção periódica de válvulas industriais mais eficiente
Assim como outros equipamentos de uso industrial, vimos que há uma série de etapas que devem ser seguidas na manutenção de válvulas industriais. Mas, antes de dar seguimento às etapas é fundamental entender que a manutenção não deve ser adotada apenas quando há mau funcionamento. Ela deve ser periódica e estar de acordo com as indicações do fabricante.
Essa periodicidade vai depender do tipo de válvula adotada. Aquelas sob alta pressão ou que devem suportar temperaturas extremas, por exemplo, devem ser verificadas semanalmente ou mensalmente. Já as que não estão sob muita pressão ou temperatura podem ter a verificação a cada seis meses ou anualmente.
No entanto, cabe ao operador procurar rachaduras, assim como quaisquer outras falhas que porventura podem aparecer. Se possível, gire as válvulas para ter certeza de que não tem acúmulo de minerais ou ferrugem.
Além disso, mas não menos importante, é extremamente importante ter profissionais capacitados e com experiência comprovada no ramo de manutenção de válvulas industriais, afinal a maioria delas é utilizada justamente para garantir a segurança da operação e dos operadores.
Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite e conheça nosso catálogo de válvulas de extração periódica de lodos para caldeiras.