Caldeiras industriais são equipamentos essenciais para diversos processos
A caldeira industrial é um equipamento que tem a função de produzir altos volumes de vapor.
Para melhor entendimento, vale conferir uma definição mais técnica sobre o que são as caldeiras. Essa definição está presente na Norma Regulamentadora de número 13 (NR-13), que diz:
“Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, projetados conforme códigos pertinentes, excetuando-se refervedores e similares”.
Por essa característica, a caldeira industrial é um equipamento essencial em vários tipos de indústrias, tais como: madeireira, frigoríficos, fábrica de laticínios e indústria têxtil.
Nestas indústrias, o vapor gerado pela caldeira será utilizado em muitos processos, tais como oferecer calor para o precedimento de pasteurização na fábrica de laticínios, oferecer vapor para o setor de graxaria em um frigorífico ou ainda gerar energia na indústria termelétrica.
Funcionamento de uma caldeira industrial
Em termos simples, toda caldeira industrial é um enorme tanque fechado que tem o trabalho de aquecer a água, formando um fluido vaporizado que será posteriormente utilizado em vários processos ou aplicações de aquecimento.
Para isso, o primeiro passo da geração de vapor em uma caldeira industrial é a liberação com consequente queima de uma variada gama de combustíveis. Esse processo ocorre em um recipiente separado, o qual é acoplado a caldeira, chamado queimador ou fornalha.
Na fornalha há a liberação e queima do combustível que, por sua vez, promoverá o aquecimento da água, transformando-a em vapor, que seguirá pela tubulação até o equipamento que necessita deste insumo.
Importante ressaltar que o caminho do vapor gerado é variável conforme o tipo de caldeira industrial, podendo acontecer de duas maneiras:
- Tubo de fogo (caldeiras flamotubulares); e
- Tubo de água (caldeiras aquatubulares).
Funcionamento dos tipos de caldeiras industriais
Para entender, de fato, como funciona uma caldeira industrial, você precisa ter a ciência que há alguns modelos construtivos de caldeiras que a indústria pode optar e, cada um deles, apresenta seu padrão de funcionamento específico.
Conheça a seguir os principais e como se dá o funcionamento deles:
Caldeira flamotubular
A caldeira industrial flamotubular apresenta tubos de fogo circundados por água. Após a combustão, nesta caldeira os gases resultantes atravessam os tubos, que cedem calor ao líquido durante a passagem.
Do ponto de vista construtivo, essa caldeira é mais simples e, mesmo possuindo um rendimento térmico comparativamente mais baixo, ela atende perfeitamente às necessidades da grande maioria de processos industriais.
Caldeira Aquatubular
Na caldeira industrial com característica aquatubular, a água a ser transformada em vapor passa nas tubulações com o processo de combustão dos gases ocorrendo em torno dos tubos.
Como característica, as caldeiras aquatubulares suportam altas pressões e temperaturas, tendo a capacidade de produzir grandes quantidades de vapor. Por isso, esse tipo de caldeira é utilizado principalmente na geração de energia, principalmente em usinas termelétricas.
Caldeira Mista
Por fim, as caldeiras mistas representam a junção das caldeiras aquatubulares e flamotubulares.
Nelas, o processo de combustão é semelhante às caldeiras flamotubulares, mas tem também as paredes de tubos de água, característica das caldeiras aquatubulares. Este tipo de caldeira industrial costuma suportar baixas pressões e temperaturas.
Por fim, se você precisa aumentar o desempenho da sua caldeira industrial, o convidamos a conhecer o portfólio de produtos acessórios da MBX Máquinas.
Focamos o aumento da produtividade de nossos clientes através do desenvolvimento de equipamentos que sejam eficazes, extremamente úteis e de fácil uso.
Aproveite e baixe os manuais de produtos da MBX Máquinas e tenha a assistência técnica sempre perto de você.