Automação de caldeira: Veja como fazer a descarga de fundo da caldeira
Por meio da automação da caldeira a indústria consegue realizar a descarga de fundo de forma bem periódica e menos danosa. Evita também que a caldeira fique muito tempo sem ter a camada de lodo eliminada, não comprometendo a eficiência.
Por que realizar a descarga do fundo de caldeiras deve ser periódica?
Em caldeiras, a extração periódica de lodos é muito importante para o bom funcionamento e conservação de caldeiras. O principal motivo para isso é extrair o lodo que se acumula no fundo das caldeiras decorrente do processo de evaporação e consequente acúmulo de impurezas (sólidos).
Quando em composição, esses sólidos, em conjunto com os metais soltos pelas paredes da caldeira, formam uma água lodosa que se deposita no fundo das caldeiras. Se a descarga correta e periódica do lodo não for feita, a caldeira terá a eficiência diminuída, além de ocasionar problemas como incrustação interna em tubos, danos estruturais e outros.
Além disso, o acúmulo excessivo pode gerar alguns outros problemas, como tensões térmicas que podem causar rachaduras nas paredes ou danos aos rebites da caldeira. Em casos mais sérios, reter excesso de calor, resultando no colapso total do equipamento.
A automação da caldeira torna a descarga de fundo muito mais eficaz
A quarta revolução industrial é um processo que rapidamente evolui. A automação de caldeiras é, dentro deste cenário, um dos maiores representantes da Indústria 4.0, principalmente na elaboração de tarefas repetitivas e que podem ser desenvolvidas automaticamente por máquinas ou sistemas.
Ao dar preferência à automação de caldeira, a indústria passa a desfrutar de uma série de benefícios como: a limitação da emissão de poluentes para a atmosfera, diminui também os riscos de acidentes de trabalho e aumenta a gerência sobre a produção.
Já para a realização da descarga de fundo da caldeira, a automação permite a otimização desse processo, o qual será mais frequente, terá menos danos e se torna mais seguro para operadores.
Para promover essa automação e, adotar um sistema de descarga de fundo automatizado basta colocar as válvulas esferas monobloco com atuador pneumático em paralelo nas saídas inferiores da caldeira e ligá-las a um temporizador eletrônico.
Depois disso, basta programar as descargas no tempo e período sugerido pelo engenheiro responsável pela operação técnica da caldeira.
Benefícios da descarga de fundo automatizada em caldeiras
Além de evitar que a caldeira fique muito tempo sem ter a camada de lodo eliminada. A automação de caldeira garante muitos outros benefícios, tais como a redução da perda de calor mínima no momento da realização da descarga.
A automação também evita a realização de descargas desnecessárias. Afinal, sem um controle preciso no registro das descargas feitas manualmente, o processo pode ser realizado de forma duplicada, o que não há necessidade e gera custos.
Além desses benefícios, a automação da descarga de fundo de caldeiras permite:
- Grande economia de energia e redução de custos em manutenção das caldeiras;
- Evita o desperdício de água quente tratada;
- Previne acidentes de operação;
- Oferece ganhos com a precisão e regularidade do tempo dos intervalos e das descargas.
Para saber mais sobre os diferentes tipos de válvulas para caldeiras te convidamos a conhecer o blog da MBX.