Aumente a vida útil da sua caldeira usando uma válvula de extração de lodos
Você sabia que a vida útil da caldeira depende também do uso de uma válvula de extração de lodos? Pode até parecer um detalhe simples, mas em geradores de vapor, como caldeiras, a extração de lodo ajuda a evitar a formação de incrustações em componentes, chapas e tubos, propiciando máxima eficiência de troca térmica, além de maior vida útil à caldeira.
Por isso, é bastante interessante que você reconheça a importância da válvula de extração de lodos e como esse dispositivo é essencial para conseguir aumentar a vida útil da caldeira.
Por que você deve usar uma válvula de extração de lodos em sua caldeira?
Em caldeiras, o processo de vaporização e reposição de água é contínuo, porém ele implica na formação e concentração de muitas impurezas. Para que essas impurezas não se acumulem nas paredes dos equipamentos, há a realização do tratamento químico da água, capaz de modificar a natureza das impurezas.
Esse tratamento dá origem a partículas que decantam e se depositam no fundo da caldeira (corpo cilíndrico e coletores) sob a forma de lodo. No entanto, o acúmulo progressivo das incrustações pode provocar tensões térmicas capazes de rachar as paredes da caldeira ou trincar os rebites.
Se esta camada de lodo atingir os tubos, as tensões serão agravadas pela consequente retenção do calor, que podem reduzir a vida útil das caldeiras e em casos mais graves gerar danos irreversíveis ao equipamento, podendo até causar a destruição total.
Para evitar esses problemas, por vezes imprevisíveis, recomenda-se a extração periódica do lodo, usando para o processo uma válvula de extração de lodos especialmente projetada para esse propósito.
Ao fazer uso deste tipo de válvula, a extração de lodo será bem mais eficaz e eficiente, permitindo bom funcionamento e conservação da caldeira, possibilitando maior vida útil de uso deste equipamento.
Funcionamento da válvula de extração de lodos em uma caldeira
O processo de funcionamento de uma válvula de extração de lodos é relativamente simples. Para explicar, tomaremos como exemplo a válvula de extração de lodos fabricada pela MBX.
O modelo construtivo permite um empuxo completo do lodo da caldeira com drenagem em espiral, com isso é evitado o desperdício de água tratada. A válvula possui também vedação especial, garantindo a completa vedação na haste e na saída do fluido.
A MBX oferece ainda o modelo manual e automático, com sensor de posição on/off (abertura e fechamento da válvula), oferecendo excelente eficiência e segurança durante o processo de descarga de fundo da caldeira.
Benefícios no uso da válvula de extração de lodos MBX
Com o objetivo de garantir a máxima segurança e confiança, a MBX prioriza a inovação dos equipamentos. Um bom exemplo é a válvula de extração de lodos desenvolvida pela marca, que permite que as plantas industriais conquistem muitos benefícios.
Como citado, o primeiro benefício é a capacidade de ter um controle fiel da eliminação do lodo da caldeira melhorando, por consequência, a vida útil deste equipamento. Outro fator que contribui com a maior vida útil da caldeira refere-se ao sistema de vedação especial presente na válvula, capaz de suportar temperaturas de até 450ºC.
Mas, além disso, a forma construtiva faz com que a válvula apresente coeficientes de vazão significativamente menores, principalmente em comparação com as válvulas globo e de esfera, aproximadamente entre 50% a 75%. Por consequência, há economia no consumo de água, produtos químicos, combustível e energia.
Assim, além de priorizar a manutenção constante da caldeira visando maior vida útil, é uma opção utilizar uma boa válvula de extração de lodo, pois esse fator também contribui com o uso da mesma sem maiores problemas decorrentes da formação de lodo.
Para saber mais, te convidamos a conhecer mais sobre o Blog MBX!